quarta-feira, 19 de maio de 2010

DEPOIS DO SUSTO!







Sabem aquela sensação do mundo vir abaixo? Ou então quando o chão some e você fica mais perdido do que vento em vendaval? Pois é, passei por uma dessas a agora...
Pior é que além de ruim o desfecho é inevitável ou seja não tenho escolha!
Já passei pela fase de negação:
"Não pode ser verdade!!!
pela fase de revolta:
"Agora entrei bem! Que inferno!!!"
e agora estou na fase de conformismo:
"Fazer o que né?! Não tenho escolha mesmo!"

Tem certas coisas que acontecem na nossa vida que nos deixam até sem rumo... mas tudo bem, vamos em frente que não sou muro pra ficar parada!

AS PALAVRAS NÃO SÃO DE PEDRA MAS MACHUCAM




Cuidado com o vocabulário
Tanto a ciência (a psicologia) como a religião já declarou que as palavras têm poder. Elas podem abençoar ou amaldiçoar uma vida inteira. E não é exagero! Quem nunca guardou na memória uma frase dita por alguém que o magoou, que o deixou desanimado ou desacreditado de alguma coisa? Isso, na maior parte das vezes, ocorre porque não temos dimensão do que falamos para os outros. Muitos pais dizem para os filhos ainda pequenos: “Você só serve para me dar trabalho”; “Você é uma peste. Não agüento mais!”; “Você é um banana”; “Homem que é macho não chora”...

As palavras ficam impregnadas em nossos corações. Não importa se elas são suaves ou ríspidas. Elas marcam. Principalmente, quando elas são pronunciadas por quem admiramos, sentimos carinho. Já ouvi dizer que “palavras não são pedras, mas quando ditas com força machucam”. Por isso, há de se ter muito cuidado com as escolhas do seu vocabulário.

Conheço uma garota, hoje com 20 anos, que teve uma adolescência arruinada marcada por furtos, prostituição e baixa alto-estima. E boa parte do que gerou tudo isso foram as coisas que a mãe dela falava como: “Gosto mais dos meus cachorros porque não tenho paciência para criança”. Ou quando inúmeras vezes ela dizia que a filha era feia e a rejeitava com infinitas outras palavras de desprezo. Então, como pode uma pessoa que passou a vida inteira ouvindo isso da figura materna acreditar que é digna de ser amada por outras pessoas? Pensar que ela pode estudar e ter uma profissão?

Eu mesma tenho vários bloqueios por conta de coisas que sempre ouvi quando era criança. E assim, cresci com o bloqueio pelas palavras que me foram ditas. Mas isso não acontece só na infância. Portanto, especialistas ensinam que toda vez que for desempenhar alguma tarefa ou pronunciar algo procure ser positivo. Ex: poderia ter usado nesta última frase “procure não ser negativo”, mas ao invés disso preferi escrever “ser positivo”.

O nosso cérebro está acostumado com algumas emoções e temos que fazer com que ele trabalhe a nosso favor. Profissionais dão outra dica importante: “Mantenha-se afastado de pessoas que vivem resmungando. Se você tentar argumentar, em pouco tempo estará reclamando como ela”.